Páginas

02/07/2015

Eu e a Agroecologia

Sabe aquela pessoa que queria aprender tocar violão, mas não fez aulas e só consegue "tirar" umas músicas mais simples com ajuda de revistas/cifraclub? Esse sou eu. Mas esse texto não é sobre violão. Essa é apenas uma analogia de minha experiência com a Agroecologia, assunto que eu tenho afinidade e interesse, mas que não tive oportunidade de estudar durante minha formação acadêmica. 

Hoje sou professor de Agroecologia no Instituto Federal do Paraná, então, é como se eu tivesse entrado para uma banda como guitarrista. Conseguiu imaginar o contexto? Pois bem, esse texto é sobre minha experiência com a Agroecologia.

Sempre tive interesse e curiosidade pela natureza, principalmente pelos animais, o que me levou a fazer o curso técnico em Agropecuária e me graduar como Zootecnista. Porém, infelizmente, como disse antes, não tive oportunidade de aprender Agroecologia na sala de aula. 

Assim, o conhecimento que tenho hoje é fruto um conjunto de valores e vivências, que passa pela busca de uma alimentação mais saudável, pelo cultivo da minha horta, pelo gosto por jardinagem, interesse por documentários, livros, filosofia...

Essa caminhada passa também pelo questionamento dos sistemas de produção convencionais, principalmente no que diz respeito a produção animal.

Apesar de também não ter aula sobre comportamento e bem-estar animal, não conseguia ficar indiferente frente a uma vaca Holandesa em um pasto sem sombra num calor de 37ºC; ou a uma matriz suína que, durante quase toda vida, fica confinada em gaiolas que permitem minimamente que ela se deite e levante (e isso é tudo, nem se virar ela pode). Nada disso fazia sentido, o que só aumentou meu interesse em aprender sobre bem-estar animal e meios alternativos de produção. 

Durante o doutorado, tentei fazer uma pesquisa com gado leiteiro, com a proposta de avaliar bem-estar animal e interação humano/animal. Acabou não dando certo, mas, durante o processo de elaboração do projeto, fiz uma visita à Professora Drª. Maria José Hötzel, do Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal (LETA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Sou muito grato à professora, que teve a gentileza de me receber e discutir meu projeto de forma crítica. Foi praticamente uma aula.

Ainda durante essa visita, a professora Hötzel me apresentou ao professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho que, na oportunidade, eu não sabia de quem se tratava, tampouco conhecia seu trabalho e de seu pai com o Pastoreio Racional Voisin.

No último ano do doutorado consegui passar em um processo seletivo para professor colaborador do curso de Zootecnia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na cidade de Chapecó-SC. Ali foi minha maior escola, ministrando aula de Bovinocultura de Leite Ecologicamente Sustentável. Bons tempos!

Isso culminou com a leitura do livro Pastoreio Racional Voisin, do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado (o pai), onde pude conhecer um pouco mais sobre os conceitos envolvidos na Agroecologia.

Já na etapa dos concursos públicos para professor, com a opção de tentar uma vaga na área de Agroecologia, pude aprofundar os estudos. Aprendi sobre outros sistemas ecológicos de produção animal, como os de suínos e aves da Embrapa; sobre legislação, com a Instrução Normativa nº 46 de 2011, do Ministério da Agricultura, entre outras coisas. 

Esta foi a época que fiz meu primeiro (e único, até o momento que escrevo) curso de Agroecologia, promovido pelo Grupo de Agroecologia de Maringá, quando conheci e me encantei pelo conceito de sistemas agroflorestais.

Mas agora a Agroecologia deixou de ser apenas um tema que eu me interessava e passou a ser meu objeto de estudo/trabalho. Logo, sou desafiado diariamente a preparar aulas, elaborar projetos e falar sobre o assunto com outras pessoas. Desta forma, sou constantemente atualizado sobre o nível de minha ignorância a respeito dessa ciência. E já posso lhe adiantar, caro/a leitor/a, que meu conhecimento ainda é muito elementar.

Mas tudo bem, pois eu estou em um ambiente repleto de pessoas (professores, estudantes, técnicos, produtores rurais...) que estudam e vivenciam a Agroecologia a mais tempo, e por isso têm muito a me ensinar.

Já dizia Paulo Freire: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

"E afinal Rodrigo, o que é Agroecologia?"


Esse é um assunto para uma futura postagem, deixa eu estudar mais um pouco. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário