Páginas

30/03/2014

Livro: O Poder do Hábito (Frustrante)

Eu esperava mais de um livro que traz na capa o comentário do New York Times Book Review: "Um olhar sério sobre a ciência da formação e transformação dos hábitos"

Aprender a modificar hábitos indesejados e criar outros mais interessantes? CIÊNCIA? Me gusta! 

Tinha a expectativa de que seria um livro mais profundo,  no entanto serviu apenas como breve introdução ao assunto.

O autor discorre sobre o tema e até fala em ciência, mas se perde em intermináveis exemplos que tornaram a leitura cansativa e pouco objetiva. Caso o leitor esteja interessado em histórias e curiosidades sobre o mundo corporativo, pode ser que ache bom. De toda forma, segue uma pequena síntese sobre os principais pontos do livro.


Os hábitos fazem parte do nosso cotidiano, apesar de muitas vezes não nos darmos conta. E essa é a grande vantagem do hábito, pois é uma ação que realizamos sem pensar, de modo quase automático, liberando nosso cérebro para pensar sobre outras tarefas.

Os hábitos funcionam como um ciclo, o chamado loop do hábito:  
"Primeiro há uma deixa, um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito ele deve usar.  Depois há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional. Finalmente, há uma recompensa, que ajuda seu cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop específico para o futuro."
 "Ao longo do tempo, esse loop se torna cada vez mais mais automático. A deixa e a recompensa vão se entrelaçando até que surja um poderoso senso de antecipação e desejo."
Para entender e remodelar um hábito é fundamental identificar o loop (deixa > rotina > recompensa) deste hábito, o que não é uma tarefa simples, pois muitas vezes as deixas e recompensas não são evidentes (conhece-te a ti mesmo?!).

Uma dica para reconhecer a deixa é observar:
  • Em que lugar você está?
  • Qual o horário?
  • Qual é o seu estado emocional?
  • Que outras pessoas estão por perto?
  • O que você estava fazendo antes do impulso?

A partir do momento que você identificar os elementos do hábito, é possível reprogramá-lo criando um plano de ação para a deixa em questão. Esse é o ponto central do livro: 
"Se mantivermos a mesma deixa e a mesma recompensa, uma nova rotina pode ser inserida"
 O autor lembra que alguns hábitos podem ser mais difíceis de mudar, mas que esse modelo seria um bom ponto de partida.

___________

Fonte
DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Editora Objetiva, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário