Páginas

09/04/2015

Livro: Cartas a um Jovem Cientista

Olá amigos leitores, lembrei de vocês enquanto estava lendo o livro Cartas a um Jovem Cientista - O Universo, a Vida e Outras Paixões de Marcelo Gleiser.

Bem, pelo título do livro já da pra se ter uma ideia do que se trata. São cartas que o físico brasileiro escreve falando de suas experiências e vivências ao longo de sua trajetória como cientista. Acaba sendo um tipo de autobiografia bem interessante, ainda mais que as cartas são escritas para ele mesmo quando garoto. Nesse momento em que lhes escrevo, li apenas o primeiro capítulo, e já gostei muito.

E gostei tanto que resolvi compartilhar com vocês, trazendo esse trecho para reflexão:

Sem dúvida, a aptidão existe e certas pessoas têm mesmo mais talento em certas áreas. No entanto, é importante ter em mente que aptidão ajuda, mas não é nem necessária nem suficiente para garantir o  sucesso numa profissão. Ter só aptidão não adianta; é necessário muito esforço e dedicação para transformá-la em sucesso e realização profissional. Isso é tanto verdade para as pessoas normais como para os ditos "gênios". A diferença, talvez, seja a quantidade de esforço requerida. É como se os gênios tivessem um barco a motor para atravessar um rio e os normais, um barco a remo. Claro, é mais fácil para os gênios. Mas eles precisam saber pilotar o barco e ter gasolina suficiente para chegar do outro lado. Os remadores têm de trabalhar mais duro, mas também podem chegar lá. O importante é querer atravessar o rio, ter determinação para isso, mesmo que os braços doam, a sede aperte e você veja outros barcos adiante, deixando você para trás.
Acho que foi Thomas Alva Edison - inventor, entre outras coisas, da lâmpada elétrica - que disse que o sucesso precisa de 10% de inspiração e 90% de transpiração. É importante lembrar-se disso durante a longa travessia do rio. Todo mundo sua, mesmo que uns suem menos do que outros. O fundamental é continuar remando, acreditando que seja possível cruzar o rio. É durante a travessia que as descobertas ocorrem. E nem todas as descobertas são feitas pelos ditos "gênios". Aliás, a maioria é feita por pessoas normais, que se dedicam de corpo e alma a realizar seu sonho e a dar vida às suas ideias. Para se construir um hotel são necessários tanto bombeiros e carpinteiros quanto arquitetos. Se todo mundo fosse arquiteto, não existiriam hotéis. Ciência também é assim. Existem vários níveis de criatividade, uns mais fundamentais do que outros, mas todos relevantes. O importante é fazer parte da construção, dar sua contribuição, por menor que seja.
Sei que para alguns pode parecer clichê esse tipo de assunto, beirando a autoajuda, e não pretendo discutir a citação. Apenas gostaria de lembrar que muitos de nós (se não todos) possivelmente já passou por momentos de pressão e insegurança a respeito de suas capacidades. O que pode não fazer sentido para você hoje, ontem pode ter sido uma questão muito importante na sua vida.

Por isso achei muito oportuna a redação destas cartas direcionadas para o garoto Marcelo Gleiser, já que, mergulhados nos compromissos e atividades do dia a dia, acabamos não dedicando muito tempo para introspecção, para lembrar de quem éramos ontem, o que pensávamos sobre o mundo, quais eram nossas expectativas, nossos sonhos, medos e angústias. 

E você, o que escreveria em uma carta para você garoto/garota? (Não vale os números da mega-sena...rs)
_________________________________


Adendo:

Passada a empolgação do primeiro capítulo, que me levou a escrever o texto acima, volto para compartilhar minhas impressões após ter finalizado o livro. 

Pois bem, o livro não chega a ser uma autobiografia como eu havia dito. Apesar de o autor apresentar suas experiências de vida, elas servem apenas para ilustrar certas situações que um estudante/pesquisador/professor pode encontrar em sua vida acadêmica. O foco é a ciência e a vida de quem se dedica a carreira acadêmica.

Eu gostei muito, me lembrou Carl Sagan no livro O Mundo Assombrado pelos Demônios. A respeito da pergunta que eu havia feito, sobre o que você escreveria em uma carta para você garoto/garota? Ainda estou ruminando sobre, mas certamente encaminharia esses dois livros de brinde. 

É uma boa dica de leitura para você que está na vida acadêmica e para quem tem curiosidade e interesse pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário